Poder
Poder, Política e Estado
Para início de conversa...
Figura 1: o jogo do poder.
Já parou para pensar em quantos momentos do dia você precisa colocar em prática sua habilidade de exercer poder sobre outras pessoas? Em que momentos da sua vida você exerce poder ou se submete ao poder de alguém? Ter poder é ter o direito de decidir, deliberar, agir, fazendo prevalecer sua vontade sobre a de outros e, dependendo do contexto, exercer autoridade, soberania, domínio com o uso da força.
Em nossa relação cotidiana, percebemos várias relações de poder: dos pais sobre os filhos, dos professores sobre os alunos, do homem sobre a mulher, da polícia sobre o cidadão comum, do patrão sobre o empregado.
Ciências Humanas e suas Tecnologias • Sociologia
7
Como, na história da humanidade, as relações de poder foram se construindo? A princípio se deram pela força.
Os homens, fisicamente mais fortes, impuseram suas vontades. Com o passar dos tempos, as relações de poder foram ganhando novos contornos e percebemos que um indivíduo, ou grupos de indivíduos, podem exercer influência usando ou não a força; podem apenas fazer uso da persuasão.
Objetivos de Aprendizagem
Compreender os conceitos de poder, política e Estado moderno;
compreender as diferentes formas de exercício do poder e da dominação, identificando os tipos ideais de dominação legítima;
analisar o discurso dominante do Estado neoliberal e o papel da Indústria Cultural.
8
Módulo 4 • Unidade 1
Seção 1
Conceituando poder
Em seu significado mais geral, a palavra “poder” designa a capacidade ou a possibilidade de agir com o intuito de atingir objetivos ou ampliar alguma vantagem ou benefício de um indivíduo ou grupo. O poder permeia todas as relações humanas na vida em sociedade. Muitos conflitos em sociedade giram em torno de lutas pelo poder, pois, quanto mais poder um indivíduo ou grupo obtém, maiores as possibilidades de atingir seus objetivos