violencia domestica contra a criança
O tema é de extrema importância e gravidade porque a violência doméstica na infância deixa seus vestígios na vida adulta futura dessa criança ou adolescente. O objetivo da presente pesquisa é colocar em evidência a violência doméstica contra a criança e seus reflexos na vida familiar e social.
Ao mesmo tempo em que existe uma legislação que protege a criança como o Estatuto da Criança e do Adolescente sob o principio da proteção integral, o que assistimos cada vez mais atualmente é a prática de atos violentos praticados contra essas pessoas especiais em desenvolvimento.
Já não e mais uma questão jurídica, mas também uma questão de saúde publica, já que o tema não envolve só advogados, promotores e juizes mas também psicólogos, assistentes sócias e médicos. A criança vítima de violência doméstica precisa ser atendida por uma equipe multidisciplinar de profissionais para tentar mitigar os efeitos desgastantes da violência doméstica. Os danos causados pela violência doméstica na criança e no adolescente não é conhecido nem pode ser mesurado, o que se conhece esão as possíveis atenuações nos seus reflexos na vida adulta futura com tratamentos psicológicos e psiquiátricos.
As causa da violência doméstica no mundo contemporâneo aponta-nos vários motivos como as drogas e a pobreza extrema, as relações conjugais fracassadas e situações de risco social.
Com o crescente número de casos de violência doméstica, só aumenta o número de juizados de violência doméstica e familiar da mulher com o advento da lei Maria da penha, no caso de criança ou adolescente do sexo feminino.
A grande escala de violência presenciada nos espaços domésticos se torna necessário que se construa e se fortaleça políticas públicas para diminuir e afugentar esses possíveis agressores que convivem no espaço domestico com as crianças. Para isso se faz necessário campanhas publicitárias nacionais do governo e criação de leis mais rigorosas como por exemplo, a lei da palmada que visa