Violência Doméstica contra Crianças
RESUMO
Este artigo apresenta como a violência aflige crianças e adolescentes na realidade brasileira, e tem como objetivo mobilizar a sociedade para o reconhecimento da Violência Doméstica contra criança. Propõe-se aqui maior esclarecimento através dos temas: Modalidades de Violência Doméstica, Formas de Violência, Como perceber a existência de Violência, Abuso Sexual Infantil, Medidas Preventivas, Violência Psicológica. Espera-se que a violência possa ser compreendida em seus vários aspectos, ou seja, um sintoma presente no grupo familiar modelado por dificuldade de diferentes Naturezas: Cultural, Social, Econômica e das Relações interpessoais.
Palavras Chaves: Violência Domestica; Impunidade; Omissão; Família.
INTRODUÇÃO
No Brasil, A violência domestica Contra Criança é considerada um problema grave atingindo Crianças e adolescentes de todas as classes Sociais. Está presente no dia-a-dia de toda família brasileira, seja nos pequeno ou grande centro, é bem definida por Odália (1991), ao afirmar que “ela se estende do centro a periferia da cidade e seus longos braços a tudo e a todos envolvem, criando o que se poderia chamar ironicamente de uma democracia na violência” (P10).
O debate acirrado sobre violência Domestica praticando contra crianças vem sendo cada vez mais freqüente. No entanto, ela não é uma questão característica da nossa época. Pode-se constatar que a violência esta presente ao longo do tempo.
Faz-se necessário entender que a violência doméstica é um fenômeno social que traz enormes conseqüências para o desenvolvimento físico, mental, emocional, social da criança. A mesma poderá adquirir seqüelas por toda a vida, podendo vir a ser um agressor no futuro. Assim afirma Pereira (1996. p.3) “[...] é flagrante a probabilidade de uma criança vitima de violência, tornar-se um adulto agressor.
Merece atenção que