Violencia contra o idoso
A violência contra os idosos não ocorre só no Brasil, ela faz parte da violência social em geral, atingindo todas as classes sociais no mundo inteiro. A maior violência contra o idoso ainda ocorre, na maioria das vezes, na própria convivência familiar, numa relação de confiança e num pacto oculto de silêncio.
Características do Agressor Familiar
Vive na mesma casa que a vítima;
Depende do idoso ou o idosos depende dele;
Tem dificuldade de relacionamento com o idoso;
Vive muitas vezes isolado socialmente, e assim mantém o idoso. As mais diferentes formas de violência praticada contra o idoso:
Abuso físico, maus tratos físicos ou violência física são expressões que se referem ao uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam.
Violência psicológica correspondem a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los, restringir sua liberdade ou isolá-los do convívio social.
Abuso sexual, violência sexual são práticas eróticas por meio de aliciamento,violência física ou ameaças. Abandono é ausência ou missões por parte dos responsáveis de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção. Negligência omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, por parte dos responsáveis.
Abuso financeiro e econômico consiste na exploração imprópria não consentida pelo idoso de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Auto-negligência diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma.
O silêncio é cumplice da violência, não se deixe enganar.
O idoso deve buscar fazer valer seus direitos pessoalmente, ou por meio de associações. Nunca deve sentir-se inferior ou incapaz diante das pessoas mais jovens. Sempre que sofrer abusos e sentir que seus direitos não estão sendo respeitados, deve levar o problema às autoridades competentes, mesmo