Violencia contra o idoso
Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Data: 03/07/2012;
Local da reportagem: Sorocaba/SP
Título da matéria: “Denúncias de maus-tratos contra idosos crescem na região”- Foram registradas 126 denúncias no primeiro semestre em Sorocaba.
Resumo: Uma senhora de nome Franciscam de 85 anos, passa hoje por sessões de fisioterapia, depois de sofrer maus tratos. Depois de uma denúncia anônima, as autoridades chegaram até a idosa, totalmente abandonada, sem as mínimas condições de higiene e num ambiente totalmente precário. O lugar teve que ser interditado pela vigilância sanitária e foi instaurado um inquérito para apurar o crime.
Tipo de violência relatada: Abandono e maus-tratos
Fonte: Estadão.com.br
Data: 01/10/13;
Local da reportagem: Guarulhos/SP
Título da matéria: “Conselho do Idoso de SP atende 537 vítimas de violência no 1° semestre. Em Guarulhos, idosa ficou dez meses em hospital até ser encaminhada para asilo”
Resumo: Em 2011, 537 idosos foram vítimas de violência apenas no primeiro semestre, sendo que 60 deles estavam em situação de abandono. Um dos casos ocorreu com uma idosa de nome: Therezinha Ferreira, que após passar mal num ônibus eu ia do Brás até a região da capital paulista, foi socorrida no Hospital Geral de Guarulhos e com sinais de esclerose, não poderia ter alta sem um responsável. Ninguém apareceu para busca-la e a idosa foi recolhida ao Lar Madre Regina, onde permanece pois nenhum parente foi encontrado, antes de chegar ao asilo, ficou nove meses no Hospital Geral de Guarulhos (HGG), apesar de não precisar da internação
Tipo de violência relatada: Violência emocional e abandono