Violencia contra a mulher
Quem foi MARIA DA PENHA MAIA FERNANDES é uma farmaceutica, brasileira e mãe de três filhas, essa mulher ficou paraplégica pois enquanto dormia o proprio esposo disparou contra sua coluna um tiro, este tentou ocultar o crime dizendo que o disparo teria sido provocado por um bandido, a vítima ainda conseguiu sobreviver, mesmo assim seu esposo ainda a agredia, tentando matá la novamente. Maria da Penha lutou para que seu agressor fosse condenado. Em 07 de Agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inacio Lula Da Silva a lei Maria da Penha, na qual há um rigor das punições às agressões contra a mulher.
Na raiz de tudo está a maneira como a sociedade dá mais valor ao papel masculino, o que por sua vez reflete na forma de educar meninos e meninas. Enquanto eles são incentivados a valorizar a agressividade, a força física a dominação, elas são valorizadas pela delicadeza, submissão, dependência e passividade.
Os principais fatores que contribuem para a violência contra a mulher é o machismo e o alcoolismo.Infelizmente a maior parte das agressões acontecem dentro de casa e normalmente os parceiros são responsáveis por isso .
O triste é que a maioria das mulheres sofre calada. O que acontece muitas vezes,é que essas vítimas são, de algum jeito, dependentes de seus agressores. Depender financeiramente é um dos maiores fatores que impedem as mulheres de denunciarem, outras não falam nada por causa dos filhos, por terem medo de apanharem ainda mias. E uma parte ainda acha "ruin com ele, pior sem ele".
Esse tipo de violência atinge a familia a sociedade em geral e a economia do país. Para tanto é necessária a conscientização de que a violência contra a mulher é um problema social e de saúde pública, que traz consequências físicas e psicológicas para a vítima, como tambem para crianças e adolescentes que a vivenciam.
Toda mulher violentada física ou moralmente, deve ter coragem para denunciar o agressor, pois agindo assim ela está