violencia como espetaculo
Ele mostra que os gladiadores na moioria das vezes eram escravos, ou soldados que eram desertores, ou pessoas que entravem pra gladiatura por livre e espontanea vontade.
Na questão das pessoas que viravam gladiadores por livre e espontanea vontade estes seriam filhos de nobres da classe alta, ou que ja teriam sido nobres e entraram na gladiatura fazendo um juramento jurando lealdade ao seu dono com o intuito de ganhar dinheiro.
Nas lutas entre gladiadores rolava muito dinheiro nesse meio por meio de apostas, a partir dai e de escolas de gladiadores que surgiram naquela epoca para maior arrendamento, pode-se classificar os jogos gladiatorios como luta esportiva por estas questões mas, tambem como lutas rituais pela questão de aceitação da morte e pela crença em encontrar seus ancestrais e na reencarnação morrendo na arena.
Haviam diferentes classes de gladiadores mostrado no documentario como, o bestiario, tracio, mirmilão, secultor. O jogos poderiam ou não ser ate a morte dependendo da decisão do editor. A morte poderia ser pelo seu proprio oponente ou se o gladiador ainda estivesse vivo entrava na arena a figura do caronte que de uma forma cultural o que trazia a morte.
Refletindo os jogos para a nossa realidade hoje nos a tratariamos como uma arte horrivel inaceitavel assim como alguns julgão o “MMA” , mas isso e uma questão de cultura.
A culturas diferentes que tais artes são consideradas normais que em povos com diferentes culturas são abominaveis.