Violação dos direitos dos idosos
A violação dos direitos dos idosos
Belo Horizonte
2013
SERVIÇO SOCIAL E PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO :
A violação dos direitos dos idosos
Belo Horizonte
2013
“Em verdade, se a velhice não está incumbida das mesmas tarefas que a juventude, seguramente ela faz mais e melhor. Não são nem a força, nem a agilidade física, nem a rapidez que autorizam as grandes façanhas; são outras qualidades, como a sabedoria, a clarividência, o discernimento”.
Cícero, 44 anos a.C.
RESUMO
Este trabalho bibliográfico busca, a partir de um resgate histórico até a atualidade compreender a situação do idoso na sociedade, as conquistas a partir das lutas dos movimentos sociais, bem como a situação de violação de direitos que ainda perdura.
Perceber-se-á que mesmo com a criação do Estatuto do Idoso que regulamenta os direitos aos idosos, ainda ocorrem violações comuns, desde o desrespeito público a não eficiência das políticas sociais no atendimento a ser dado a este segmento da população. Desta forma, em função das novas expressões da questão social, o idoso passa a ser alijado pela família e a própria sociedade, num posicionamento alienante que não reconhece o direito de cidadania a todos. E o Estado que na lógica da manutenção do capital, reforça ideologicamente uma produtividade, na qual o idoso, pelas próprias condições biológicas, fica marginalizado. Este estudo apoiou-se em autores como Iamamoto, Martinelli e Minayo, em especial, cujos estudos apontam a intensificação da violação dos direitos dos idosos no país nos últimos tempos de política neoliberal. Ocorre que a legislação não é suficiente para a garantia de condições dignas à população idosa face ao imperialismo histórico cultural em nome de uma sociedade de lucros.
Palavras-chave: Estatuto. Direitos. Estado. Violações
LISTA DE SIGLAS
IBGE: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA
BMG: BANCO DE MINAS GERAIS
ONU: ORGANIZAÇÃO