Sim à vida, drogas não!
Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Tutor: Wilian Gomes Xavier
Ana Claúdia de Alcântara dos Santos
Josinete Satírio dos Santos
Juraci Teodoro Filho
Maico Regis silva
Maria das Graças dos Santos Tenório
Moisés Lima da Paz
Nelma Cristina Rodrigues da Silva
Sandra Romeiro Silva
SIM À VIDA, DROGAS NÃO
Maribondo
21.03.2013
Introdução
A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (NSPS) é uma instituição de ensino fundamental que possui 1002 alunos matriculados, sendo a sua maioria composto por mulheres, porém não apresenta predominância maciça possibilitando uma distribuição equilibrada. A condição socioeconômica e cultural da maioria dos alunos é relativamente baixa, fato que contribui para agravar a desestruturação da família. No entanto em relação ao desempenho escolar os educandos apresentam um rendimento regular. As famílias são distantes da realidade escolar apesar do esforço do corpo docente e direção em estreitar as relações, sendo o entendimento escola – família de caráter superficial.
O relacionamento entre professores, alunos e funcionários é formal sem muitas proximidades ou indiferenças, contudo existem casos de desentendimentos e agressividades por parte dos alunos entre si e as vezes ocorre o envolvimento de outros atores do espaço escolar como professores e funcionários. As atividades que mais desperta a atenção e o interesse dos alunos são: jogos esportivos, gincanas e feiras de ciências e atividade culturais como danças e músicas, quando disponíveis no espaço escolar.
No âmbito social os alunos procuram atividade com shows e práticas desportivas, sendo os momentos comunitários desprovidos de elementos culturais significativos o que coloca os mesmo em situação de risco social.
Como já foi explicito logo acima, os professores não dispõem de dados significativos da realidade do alunado, faz-se necessário a