VIOLA O DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
2015
Conforme apresentado, os Diretos humanos ao longo da história transitaram por períodos onde esteve carregado de ideologias, onde foi exaustivamente enaltecido (período pós-guerra) e atualmente a um período onde novamente se faz necessária uma maior observância e cumprimento destes direitos garantidos independentemente de qualquer tipo de positivação, por serem estes inerentes à natureza humana.
É importante que independentemente de qualquer carta, declaração ou até mesmo tratado, que estes direitos sejam respeitados. E por serem diretamente relacionados à dignidade sejam universais, ou seja, iguais para todos os seres humanos, desconsiderando, sua cor, raça, religião, orientação sexual, além de outros fatores que por ventura possam impor um caráter discriminatório.
Outro aspecto importante a citar, é em relação ao ensino jurídico. Diante do atual cenário, mais do que nunca se faz necessário uma humanização do ensino jurídico como proposto por João Baptista Herkenhoff. Pois nas faculdades estão os futuros operadores do direito, e estes têm a responsabilidade de utilizando de seu conhecimento acadêmico mudar a atual situação. Ainda sobre este tema se faz necessário uma reformulação na grade curricular dos cursos de graduação em Direito, haja vista muitos deles já não conterem mais a disciplina de Direitos Humanos.
No Brasil a Constituição traz logo em seus primeiros artigos valores a serem observados e defendidos. No entanto é importante chamar a atenção para um aspecto. O do cumprimento da dela no que tange principalmente aos direitos humanos.
A atual situação, não é nem de perto o que realmente deveria acontecer. O cenário atual mostra inúmeros casos de agressão aos direitos humanos. Famílias vivendo em condições desumanas; violência; guerra do tráfico de drogas; um sistema de saúde ineficiente; além do alto índice de desigualdade; crianças morrendo de fome; má qualidade do