Os Incas se localizavam no Peru
Os camponeses eram obrigados a trabalhar primeiro nas terras do Inca e dos sacerdotes, além de construírem obras publicas e trabalhar na mineração. Esse tipo de trabalho era chamado de “mita”. Os grupos mais privilegiados eram os funcionários do Estado, os chefes guerreiros, os sacerdotes e os “curacas” (o chefe local dos “ayllus”). O povo era governado por uma monarquia hereditária e de origem divina. Sua religião era politeísta e ligada ás forças da natureza (deus do trovão, do arco-íris, dos planetas,...).
Os Incas criaram uma vasta redede estradas e pontes que cruzava as montanhas, facilitando a circulação de mercadorias e soldados. Eles utilizavam pedra, bronze e argila nas construções.
Nos templos, erguidos em honra a deuses como Inti (Sol), Quilla (Lua) e Viracocha (criador do Universo e civilizador), abundavam as esculturas e os adornos de metais preciosos. A veneração à natureza evidenciava-se pelo culto a Pachamama (a “terra-mãe” que engendra a vida) e as huacas (lugares sagrados, como montanhas, rios, rochas, etc.).
Apesar de ágrafos, os incas criaram os quipos, sistema de cordões coloridos nos quais eram dado nós, utilizados para cálculos e para a contabilidade.