viol o aula 11
Muito Bom Dia Pessoal !!!
Tudo bem com vocês?! hoje nós iremos começar um novo capítulo nessa nossa jornada rumo ao aprendizado do violão, eu espero que todos estejam se empenhando bastante e procurando aprender tudo o que já foi explicado aqui, pois tudo o que já falamos servirá (e muito) para essas aulas que iremos ministrar daqui em diante. Ok !!!
Antes de mais nada, vamos começar essa aula aprendendo conceito, afinal O que é uma Tríade?
TRÍADE: é um grupo de 03 (três) notas que se dispõem seguindo uma fórmula específica. As tríades são a base de todos os acordes existente, independente de que variação ou alteração esse acorde possa ter.
É isso mesmo pessoal, todas os acordes que nós comumente tocamos são na verdade Tríades. Essas Tríades podem variar dependendo da alteração que ela sofra na sua estrutura, e pra cada tipo de alteração nós damos à ela um nome específico.
vamos começar a aprender a como utilizar as Tríades para formar os acordes e os respectivos nomes que cada alteração terá. Ok, então vamos lá!
TRÍADES MAIORES
As Tríades Maiores são utilizadas para se obter os Acordes Maiores e elas são formadas com as seguintes notas: I, III, V ou Fundamental, 3ª Maior, 5ª Justa.
Você pode agora perguntar: Quais são essas notas e como se faz para obtê-las?
Para descobrirmos quais notas fazem parte da Tríade Maior nós precisaremos utilizar uma fórmula específica, e a essa fórmula específica nós daremos o nome de Fórmula da Escala Maior, pois quando utilizamos essa fórmula obtemos sempre um Acorde MAIOR. Observe a figura abaixo:
Quando aplicamos a Fórmula da Escala Maior (T - T - ST - T - T - T - ST) na Escala de Dó, nós obtemos as seguintes notas: C - D - E - F - G - A - B - C, isso porque os intervalos que separam essas notas são exatamente iguais a Fórmula da Escala Maior, por isso dizemos que essas notas são na verdade a Escala de Dó MAIOR.
Muito bom, agora que já formamos a Escala de Dó (C) utilizando a