Negrinha Literatura
Trabalho de Literatura
Negrinha
Andressa Zarate, Julia Villas Boas e Gabriel Guedes
Turma: 432
Porto Alegre, 7 de maio de 2015.
Respostas:
1. Com o realismo narrativo podemos notar que o conto torna-se mais dramático, e assim conseguimos “sentir” melhor o que se passava com Negrinha por ter uma melhor visão do que estava acontecendo com ela, pois Monteiro Lobato observa e analisa a realidade tentando reproduzi-la da forma mais concreta possível.
2.
3. Os proprietários de terras eram na época, considerados homens da moda, luxuosos, adoradores de novidades, mantinham postura firme, sempre tentando manter a ordem em suas terras.
4. Em "O bugio moqueado" o ciúmes é retratado como algo que o coronel, no caso, não admite de forma alguma, e com isso, castiga sua mulher por mera suspeita de algo que talvez nem tenha acontecido, que seria a traição de sua mulher. Neste conto, o ciúmes é visto como o engate do que poderia levar um homem a fazer, o coronel tem ciúmes de sua mulher, de tal forma que não só assassina o suspeito, como também castiga a pobre mulher a fazendo comer a carne de seu próprio ou não.
5. Em "O jardineiro Timóteo" o negro é inicialmente bem tratado, como um "preto, branco por dentro", gostava tanto da família de senhores que em seu jardim, haviam flores retratadas com cada membro da família, porém isso tudo muda, quando ele, assim como a fazenda é comprada por uma familia racista, que acaba com o jardim e o apelidam de "macaco", com toda esta reviravolta, a condição de existência de Timóteo, Foi se tornar um ninguém, abandonado pela antiga família, é tratado como um animal, por aqueles que possuem " hábitos modernos" assim, desgostoso da vida e sendo tomado por tristeza, seu triste fim não tardou a aparecer, morrendo então, sozinho, na porteira.
6. Pânfilo após a morte de sua primeira esposa, que morreu em um parto, descobriu que podia embolsar dinheiro com isso, sendo assim, sempre escolhia