VIO NCIA DE G NERO
Género y Violencia Contra la Mujer: el peligroso juego del poder y la dominación. Maria de Fátima Araújo
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Assis - São Paulo – (Brasil) Resumo
Este artigo aborda questões teóricas e práticas da violência contra a mulher tendo como recorte a abordagem de gênero. Inicialmente contextualiza os diferentes usos do conceito e as causas determinantes na compreensão do problema. Em seguida comenta alguns dados de pesquisa e, por fim, discute os dilemas e impasses vividos pelas mulheres agredidas diante da denúncia e impunidade dos agressores.
Palavras-chave: violência contra a mulher; violência de gênero; abordagem de gênero. Resumen
Este artículo aborda cuestiones teóricas y prácticas de la violencia contra la mujer, desde una perspectiva de abordaje de género. En principio contextualiza los diferentes usos del concepto y las causas determinantes para la comprensión del problema. A continuación comenta algunos datos sobre la investigación y finalmente discute los dilemas y el impasse vivido por mujeres agredidas ante la denuncia e impunidad de los agresores.
Palabras clave: violencia contra la mujer, violencia de género; abordaje de género A violência contra a mulher continua sendo um grave problema social no Brasil e no mundo, apesar da luta feminista em torno da questão. Nunca se falou tanto nem se pesquisou tanto sobre o tema como nos últimos anos. Todavia, os avanços são poucos, embora, desde 1990, a Organização Mundial de Saúde já reconheça a violência contra a mulher como um problema de saúde pública que exige dos governantes políticas públicas mais eficientes no combate e prevenção do fenômeno. Além de causar sofrimento físico e psíquico à mulher – e conseqüentemente a seus filhos e família –, esse tipo de violência é também uma violação dos direitos humanos.
O conceito “violência contra a mulher” é freqüentemente utilizado como sinônimo de