Portifolio- o vídeo na sala de aula
O VÍDEO NA SALA DE AULA
Acadêmica: Daniela Eloiza Cezar Disciplina: Ciência, Tecnologia e Educação Tutora: Ivonir Silveira
Candelária, março de 2015.
INTRODUÇÃO
O uso do vídeo em sala de aula é uma “carta na manga” do professor para conseguir a atenção do aluno. Em dias atuais, em que a tecnologia é usada para tudo, é comum que os educandos se dispersarem e percam o interesse nas aulas. Cabe então ao educador buscar novas formas de ministrar as suas aulas, trazendo a atenção do aluno de volta para ele e para o conteúdo da aula.
Uma dessas formas é o vídeo, que pode tornar a aula mais dinâmica e fazendo com que o aluno concentre mais no que está sendo ensinado. Um vídeo bem planejado, pode aproximar as crianças os professores e o conteúdo por meio de recursos de áudio, ilustrações e também apontamentos do orientador. A partir do artigo “O vídeo na sala de aula” de José Manuel Moran, serão apresentadas maneiras de usar e não usar o vídeo em sala de aula.
O VÍDEO NA SALA DE AULA
Somente o quadro negro não é mais o suficiente para manter os nossos alunos atentos nas aulas. Hoje, desde muito pequenos eles já tem contato com as tecnologias que evoluem todos os dias, e nós professores precisamos nos adaptar a elas para tomar as rédeas da situação e trazer o interesse e a curiosidade do aluno de volta para a sala de aula. Recursos existem e devem ser usados para tornar as aulas mais motivadoras. O uso de vídeo em sala de aula é um deles, que pode ser utilizado ensinando os mais diversos conteúdos.
O vídeo em si, na televisão ou em um projetor, remete as crianças descanso, onde nossos alunos costumam assistir televisão¿ Em suas casas, ou seja, eles não veem o vídeo como uma pressão de aprender, e sim pensam em “lazer”, fazendo com que eles modifiquem a sua postura em relação ao que esta sendo passado e acabam prestando mais atenção no conteúdo e absorvendo mais coisas do vídeo. O uso