Trabalho
1. Curral
Curral de gado bovino seria denominado pelas instalações destinadas ao manejo do gado sendo formado por várias estruturas que devem ser dimensionadas e distribuídas no espaço de forma a facilitar o trabalho. A maior parte de um curral é ocupada por estruturas que servem para a recepção, acomodação e separação dos animais, mas existem também estruturas que são usadas para a condução, contenção, embarque e desembarque de bovinos.
Currais mal projetados, com problemas de construção ou com falhas de manutenção geram dificuldades de manejo e aumentam o risco de estresse e de perdas produtivas, mas currais bem projetados e construídos de maneira adequada, desenhados com base na compreensão do comportamento dos bovinos, reduzem esses problemas e facilitam a realização dos manejos. Para a implantação das boas práticas de manejo nem sempre é necessária a construção de currais novos, muitas vezes basta adaptar as instalações existentes para se obter bons resultados.
Estudos de comportamento dos animais (bovinos) contribuíram para serem feitas recomendações de boas práticas de manejo, devendo ser considerado na hora de planejamento dos currais.
Devido à anatomia e capacidade sensorial, os bovinos reagem com desconfiança ou medo a situações que podem passar despercebidas aos humanos, um exemplo de situações onde exista contraste de luz dificultando a condução dos bovinos, principalmente quando eles são conduzidos de uma área clara para outra escura, ou dificuldade em distinguir uma sombra projetada no chão ou um buraco, podendo dificultar o manejo, uma vez que há maior risco dos animais empacarem ou saltarem, para minimização dos problemas deve-se estudar o posicionamento das estruturas do curral em relação ao ângulo do sol nas diferentes horas do dia, além de se considerar a necessidade de aumentar a iluminação nas áreas cobertas, para reduzir os contrastes entre claro e escuro. Isto pode ser feito com uso de telhas transparentes