vinicula salton
A família Salton, dona da marca, tem sua descendência italiana, seu fundador Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil em 1878. Se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, onde fica a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Ângelo, João, José, Cézar, Luiz e Antônio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton & Irmãos", no centro de Bento Gonçalves.
Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do País. Na extensa lista de conquistas destes mais de 100 anos de história comemora o fato de ser familiar e 100% brasileira. Com a terceira geração à frente da empresa, tanto na Unidade em Bento Gonçalves quanto em São Paulo, revela em seus quadros a quarta geração Salton, que promete o mesmo empenho e dedicação com que a empresa foi comandada até agora. Sua planta e maquinários estão avaliados por volta de 2 bilhões de reais.
A empresa prioriza muito o turismo, sua estrutura está voltada para os visitantes conhecerem os procedimentos da mesma, sem atrapalhar a sequência do processo. Na visitação, você conhece desde o recebimento da matéria-prima –uva- até o engarrafamento. A cada processo terá um guia formado na área explicando as etapas e como acontece.
A Salton conta com o comprometimento de seus parceiros para a obtenção da matéria-prima. A empresa só produz 5% da matéria-prima o restante são parcerias com agricultores. Mas a Salton faz um acompanhamento muito rigoroso com um agrônomo em cada propriedade de produção afiliada.
Como é uma empresa familiar, em seu roteiro de visitação no subterrâneo juntamente com o