Pontos de equilibrio
MBA em Gestão de Projetos
Gestão de Custos
Prof. Alvaro Scherrer
“Os Pontos de Equilibrio e sua importância nas empresas”
Dentro das organizações Ponto de Equilibrio é algo cada vez mais acompanhado em nível gerencial com o objetivo de se verificar a “saúde” de uma empresa, isso com o objetivo de gerar sustentabilidade a pequeno, médio e longo prazo.
No meio corporativo encontrar um correto ponto de equilíbrio para a análise da organização é vital, sendo uma das mais importantes ferramentas de gestão da atualidade devido as suas características e objetivos.
O ponto de equilíbrio é o volume em que as receitas totais igualam-se aos custos totais dentro de um mesmo período avaliado. Sendo assim quando está no ponto de equilíbrio a empresa absorve todos os seus custos fixos e variáveis até aquele ponto. A partir deste ponto é que o empreendedor começa a gerar lucro, abaixo desse nível a empresa opera com prejuízos.
Ponto de Equilíbrio Contábil (PEC)
No ponto de equilíbrio contábil (PEC) sabemos em quantidade e valores a empresa deve produzir e vender, a fim de manter suas contas “no azul”, ou seja, onde os custos e despesas estarão equilibrados, não ocorrendo lucro mas também sem prejuízo, e o “status quo” econômico é igual a zero ou nulo, exatamente como uma balança que está em equilíbrio.
Ponto de Equilíbrio Econômico (PEE)
No ponto de equilíbrio econômico (PEE) sabemos que o planejamento e metas de produção e de vendas devem resultar em ganhos financeiros que cubram os custos e despesas envolvidos na produção e venda, e que exista ainda dentro desse ganho financeiro valores que retornem em quantidade suficiente para pagamento de sócios e acionistas, impostos diretos (IR (Imposto de renda) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)), neste caso exatamente como uma balança que de um lado pesa mais que do outro.
O Ponto de Equilibrio será vital para a visão a