Praça da República
A praça da República é um espaço público localizado no centro de São Paulo próxima a importantes avenidas como a Av. Ipiranga e a Av. São Luís, ruas comercias, como a Vinte e Quatro de Maio, Sete de Abril e Barão de Itapetininga. Por sua localização e proximidade dos grandes centros comerciais e turísticos, como viaduto do chá e teatro municipal, a praça da republica atrai diariamente centenas de pessoas.
Por ser uma área arborizada, gera um contrate com o entorno geralmente movimentado da região, tornando se um espaço de lazer e passagem de pedestre, já que torna-se um elo de ligação entre diversas ruas e avenidas. O transporte público na região conta com diversas linhas de ônibus nas proximidades, além de linhas do metrô, cujo possui um acesso pela praça.
Antigamente, lá pelo século XIX, estava localizada a praça de corridas de touros e cavalos, onde os paulistanos se divertiam com os rodeios e touradas. Esse local era chamado do Largo dos Curros.
Esse mesmo local já teve seu nome mudado inúmeras vezes: Já foi Largo dos Curros, cujo motivo já explicamos, Largo da Palha (por causa de uma rua de mesmo nome que ficava próximo àli), Praça dos Milicianos (devido ao exército), Largo 7 de Abril (em homenagem ao fato da renúncia de D. Pedro I) para finalmente, em 1889, chegar à Praça da República. Na verdade, os vereadores primeiramente escolheram o nome Praça 15 de Novembro, mas como já havia uma rua denominada assim, optou-se por Praça da República.
A Praça da República já foi palco de muitas manifestações importantes da nossa história, até mesmo na Revolução Constitucionalista de 1932, onde quatro estudantes foram mortos, perpetuando a sigla MMDC, e durante o movimento Diretas Já!.
Na década de 40 ali tornou-se um ponto de encontro de colecionadores e cambistas, e 20 anos mais tarde, o local foi tomado por artistas plásticos e artesãos que expunham ali seus trabalhos. Até hoje ainda encontra-se expositores ali, pois essa