Vila TELEBRASILIA
HISTÓRICO
Antigo acampamento Camargo Corrêa, criado em março de 1936, desativado e vendido em 1963.
Foi vendido para o DETUI (Departamento Telefônico
Urbano e Interurbano), e depois COTELB
(Companhia Telefônica de Brasília e transferido para
TELEBRASÍLIA, a onde originou-se o nome.
Há mais de 30 anos que os moradores da
VilaTelebrasília tentam a sua regularização.
Muitos foram transferidos para outras áreas, já os que ficaram, criaram uma associação para poder defender a legalização.
Por volta de 1990 teve inicio as primeiras obras de infra-estruturas, mas foi repreendido pelo IPHAN.
Já em 1991 conseguiram uma autorização para legalização através de uma lei distrital desde que atendesse as exigência da CRIMA e tivesse autorização do IPHAN.
No plano original de Lucio Costa, a região onde se encontra a vila atualmente, estava destina a área bucólica com muito verde e bosques.
Localização
O terreno está situado no final da Asa Sul, entre o Lago Paranoá e a via L4Sul,sendo limitada a oeste pelos lotes 01 e 03 do SAI/Sul (atual SCE/S – URB 89/89), a nordeste pelo lote da Companhia de Águas e Esgoto (CAESB), a sudoeste pela Área de Relevante Interesse
Ecológico de Vida Silvestre do Riacho Fundo.
ANÁLISE DAS ATIVIDADES COMERCIAIS
O comércio é totalmente confuso e espalhado pela Vila, não atendendo todas as necessidades dos moradores e tendo como principal atividade os bares.
ATIVIDADES RESIDENCIAIS
Os edifícios predominantes são de um e dois pavimentos construídos em alvenaria, algumas construções ainda não foram rebocadas e outras sem pintura. Existem ainda casas de madeira e outros materiais. A altura das construções varia entre 3 e 8 metros. Construídos próximos as ruas e de forma geminada, impossibilitando existência de área verde e permeabilidade do solo. As fachadas sem acabamento retém o ar poluído.