“Vigotsky Leontiev Galperin: Formação de conceitos e princípios didáticos.”
“Vigotsky Leontiev Galperin: Formação de conceitos e princípios didáticos.”
Capítulo 1 – A formação de conceitos na perspectiva teórica de L.S. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento.
Os conceitos de social e mediação foram postos em relevo na teoria de Vygotsky para explicar o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. ( p.33)
“O conceito de funções psicológicas superiores, discutido por Vygotsky (1995) expressa a natureza social da personalidade e da essência humana. Para ele, as funções psicológicas naturais (percepção, memória, atenção, etc..), análogas ás funções presentes nos animais, existem nos seres humanos com características próprias , como funções que são tipicamente humanas ( percepção do objeto, atenção voluntária, memória intervinda, imaginação). (p. 27)
Capítulo 4 – Enfoque Histórico-Cultural de Vygotsky (p. 135 a 138.)
4.3 – Princípio do ensino que desenvolve.
“ O princípio do ensino que desenvolve , diferentemente do princípio da acessibilidade do conhecimento ( que parte do nível de desenvolvimento psicológico dos alunos no momento dado), fundamenta-se nas possibilidades que o ensino e a aprendizagem fornecem ao desenvolvimento integral ( emocional e cognitivo) da personalidade do aluno.” (p.135)
(...) “Segundo Vygotsky (1981), ensino e aprendizagem são formas de desenvolvimento mental. O primeiro propicia as ferramentas da cultura e o segundo o desenvolvimento do pensamento e da personalidade integral ( que não diz respeito só a aprendizagem, mas ao afetivo e emocional) dos alunos.” (p.136)
“A principal consequência da análise do processo de aprendizagem é mostrar que o domínio inicial de qualquer uma das ações de aprendizagem proporciona a base para o subsequente desenvolvimento de processos internos sumamente complexos” (VYGOTSKY,1989.) p.136
“Os processos de ensino e de aprendizagem devem estruturar-se de forma que oriente o conteúdo e os ritmos de