Construtivismo
O que é a Pedagogia Construtivista?
José O. Cardentey Arias*
Armando Pérez Yera*
O construtivismo não surgiu como uma teoria pedagógica propriamente dita, trata-se em essência de uma concepção filosóficopsicológica sobre o desenvolvimento mental do homem e, em particular, das crianças.
No marco da educação escolar, o construtivismo concebe a aprendizagem como um processo de construção dos conhecimentos, de sua elaboração pela criança conjuntamente com o adulto (neste caso, com o professor), de diálogo com o outro, mas o epicentro desse processo é a própria criança. Isso significa que o pólo decisivo da aprendizagem não reside mais na figura do professor, mas esta na criança mesma, e que a pedagogia deve concentrar sua atenção não tanto no processo de ensino, quanto no jeito de como aprendem as crianças, como constróem e reconstróem seus conhecimentos.
Quais são os fundamentos do construtivismo?
À diferença do behaviorismo, que considera que as estruturas mentais são impostas de fora às crianças e que a conduta é resultante de processos de aprendizagem reguláveis pela estimulação ambiental, e do biologismo para o qual ditas estruturas são congênitas, o
* Professor visitante no Instituto de Educação da UFMT.
Rev. Educ. Pública., Cuiabá, v. 5, n. 8, jul./dez. 1996.
11
O fazer pedagógico
construtivismo defende a idéia de que as pessoas nascem apenas com um conjunto de predisposições neuro-fisiológicas para o pensar que precisam ser desenvolvidas no percurso da vida. Por isso as estruturas mentais devem ser concebidas como o produto de uma construção realizada pela criança em prolongadas etapas de reflexão individual e de interação com o outro.
De modo que na base da aprendizagem subjaz a atividade da criança e sua comunicação social. O psíquico, o mental no homem é construído na medida em que o indivíduo age sobre o mundo natural e social em que está inserido. Sem esse agir, mediante a ação e a
linguagem,