Vigotski e Piaget
Jean William Fritz Piaget (Nasceu em Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 – e faleceu em Genebra, 16 de setembro de 1980, com 84 anos) foi considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Tanto Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente.
A) QUANTO À CONSTRUÇÃO REAL - Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra. Em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças mais experientes.
B) QUANTO AO PAPEL DA APRENDIZAGEM - Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento. Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, Determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos e de aprendizagem.
Teoria Piagetiana
A Psicologia de Piaget está fundamentada na ideia de equilibração e desequilibração. Quando uma