O Brincar na visão de Vigotski e Piaget e a Educação Infantil.
O que é brincar e qual a sua importância para o desenvolvimento social e a aprendizagem da criança na educação infantil?
Ou o brincar seria apenas uma diversão sem importância alguma para a criança?
O texto a seguir mostrará os estudos dos teóricos Vigotski e Piaget sobre o brincar, sua importância para o desenvolvimento da criança, porém antes vamos repassar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirmam sobre brincar:
Os PCNs que foram elaborados no ano de 1998 em Brasília e que é um documento de extrema relevância para a educação pois é uma conquista e efetivação dos direitos da criança integrada a modalidade infantil, afirma que o brincar é a linguagem infantil, porque brincarndo as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando e no ato de brincar os gestos, os objetos valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser,o principal indicador da brincadeira , entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam.
Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca, assim o brincar contribui, para a interiorização de determinados modelos de adulto.
Os conhecimentos da criança provém da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto ou d, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros.
Segundo os PCNs o brincar apresenta-se por meio de várias categorias: O movimento e as mudanças das percepções; a relação com os objetos e suas propriedades; a linguagem oral e gestual e os limites definidos pelas regras.
Os pesquisadores afirmam que o brincar pode ser dividido em duas grandes categorias: O brincar social: que reflete o grau nos quais as crianças interagem umas com as outras e,
O brincar cognitivo: que revela o nível de