brinquedoteca
Segundo Piaget estes atos são resultados da utilização de elementos do dia a dia, como uma criança faz de seu travesseiro sua boneca, desta forma elas dão significados as suas brincadeiras.
Para Vygotsky a brincadeira é a reprodução das ações adultas em condições diferentes da realidade, dando origem a uma situação imaginária, isso somente reforça e prova que a criança para imaginar, primeiramente, precisa agir. A situação imaginária das crianças se caracteriza por meio de experiências vividas socialmente e não como algo criado livremente. Para Vygotsky a submissão da criança a regras de comportamento faz com que seja a razão do prazer que elas experimentam na brincadeira. Nas crianças muito pequenas a ação é de acordo com o que elas veem, ou seja, vê um cabo de vassoura perto de uma lata, por exemplo, ela poderá usá-lo para bater na lata. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual.
Segundo Wallon, o fator mais importante para a formação da personalidade não é o meio físico, mas sim o social. O autor acredita que a afetividade associada à motricidade, são as principais responsáveis pelo desenvolvimento psicológico da criança. Para o autor, a construção da personalidade é um processo progressivo, onde se