manual artigo cientifico
Prof. Ms. Adilson Siqueira de Andrade2
Prof. Ms. Antonio Carlos Maciel 3
Prof. Ms. Clarides Henrich de Barba4
RESUMO: Este texto trata a respeito das Normas da ABNT sobre a publicação de Artigos Científicos procurando estabelecer, de forma sintética, os principais cuidados a ter na escrita do texto científico. Para esse efeito, descrevem-se e comentam-se, seqüencialmente, as sucessivas componentes de um documento desta natureza. Pensa-se que esta abordagem constituirá um bom auxiliar para os autores que pretendam reforçar a coerência e adequação dos seus artigos científicos.
PALAVRAS-CHAVE: Artigo- Pesquisa- Ciência
1. CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS
O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Assim, os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.
2. ESTRUTURA DO ARTIGO
O artigo possui a seguinte estrutura:
1. Título
2. Autor (es)
3. Epígrafe (facultativa)
4. Resumo
5. Abstract
6. Palavras-chave;
7. Conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão),
8. Referências bibliográficas.
2.1- Título
Deve compreender os conceitos-chave que o tema encerra. Deve ser asteriscado para indicar, em nota de rodapé, a finalidade do mesmo.
2.2- Autores:
Indicados do centro para a margem direita, em ordem alfabética