Vigilância em Saúde
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
ENFERMAGEM – VIGILÂNCIA EM SAÚDE II
VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA PADARIA
Relatório de Pesquisa apresentado a Faculdade Educacional Anhanguera de Anápolis, do curso de Enfermagem, sob a orientação da Professora Mary Mayer, como requisito para obtenção de nota em Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS.
ANÁPOLIS - GO
25/09/2012
1. INTRODUÇÃO
Segundo a lei federal 8.080 de 19 de setembro de 1990, vigilância sanitária é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. Sempre houve a preocupação de controlar as doenças que surgiam na medida em que as cidades iam surgindo e tomando forma. Percebeu-se que muitas doenças poderiam ser prevenidas se houvesse um controle do lixo e do modo de vida das pessoas, observando e oferecendo à elas um saneamento básico e ideal.
Medidas simples como o descarte do lixo em lugares adequados, o tratamento de água tanto para o consumo quanto para a higienização pessoal, o controle de insetos e animais que podiam ser vetores de transmissão de doenças que até então podiam levar as pessoas a morte
Para que houvesse o controle e a inspeção adequada nos comércios e em lugares que faziam a produção de alimentos e derivados que a população fazia e faz uso foi criada a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A ANVISA, assim como a Vigilância Sanitária, são instituições e medidas novas, a ANVISA foi criada em 1999.
2. AÇOES DA VIGILANCIA SANITARIA
As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população, com ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. No Brasil, a ANVISA