Vigilancia sanitaria
O ECG normal constiste em uma frequência de 60/100 BPM, com ondas P,Q,R,S, e T conforme padrões prestabelicidos de tamanhos e formato.Quando a uma anormalidades deste padrão, com aumento ou diminuição da frequência cardíaca, alteração do ritmo, no contorno das ondas , o distúrbios e denominado arrtimia.
As arritmias são classificadas em:
Disturbios de condução do impluso;
Disturbio na formação do impulso;
ARRITMIAS QUE SE ORGINAM NO NODULO SINO ATRIAL
TAQUICARDIA SUNUSAL
O Nódulo Sino atrial começa a descarregar impulsos numa frequência acima de 100 /minutos. Esta aceleração reflete de um modo geral, na hiperatividade do sistema autônomo simpático, que pode ser decorrente de febre, ansiedade, atividade física, podendo ser também uma manifestação da Insuficiência cardíaca, neste caso a frequência aumenta através de mecanismo de reflexos para compensar a redução do volume sistólica
A taquicardia tende a aumentar o trabalho do miocárdio e o consumo de oxigênio, essa sobrecarga pode levar a insuficiência ventricular esquerda ou isquemia miocárdica adicional.O risco de IAM esta na causa primaria da taquicardia, quando e causada por annsiedade, febre, atividade física o risco não e grande, mas quando a causa é por INSUFICIENCIA VENTRICULAR ESQUERDA o perigo é maior.
TRATAMENTO
Deve-se primeiro tentar identificar a causa da arritmia, se a causa e ansiedade administrar um tranquilizante, se for febre administrar antitérmico.
CARACTERISTICAS NO EGC
A frequência geralmente e 100-150BPM, o ritmo e regular, ondas P normais(se a frequência e muito rápida, as ondas P podem não ser facilmente identificadas, porque podem estar agrupadas na onda T precedente),o intervalo PR e complexo QRS estão normal.
BRADICARDIA SINUAL.
O NS começa a descarregar impulsos numa frequência de abaixo de 60/minunitos.Esta baixa frequência e resultante da predominância do parassimpático sobre o nódulo AS, que pode ser decorrente de dor, isquemia miocárdica, medicamentos,