vigilancia sanitaria
As proteínas são compostos orgânicos mais comuns em um organismo, os mais abundantes depois da água e também os de maior variedade molecular. Estão presentes em todas as estruturas celulares, desde a membrana até o núcleo.
Funções das proteínas
Fornecem material, tanto para construção como para a manutenção de todos os órgãos e tecidos. Podem ser de origem vegetal ou animal.
A proteína de origem vegetal são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais, as proteínas de origem animal é considerada por conter todos os aminoácidos essenciais.
Existem ainda outras funções das proteínas no organismo, são elas: reguladora e energética.
Na função energética, as proteínas fornecem energia quando os carboidratos e os lipídios são insuficientes para satisfazer as necessidades energéticas.
Na função reguladora, as proteínas estão presentes nos hormônios e enzimas que atuam na regulação dos processos metabólicos e fisiológicos ligados ao exercício físico.
Importância.
As proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora. Elas também participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos. Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários. Se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, os alimentos ricos em proteínas e a ingestão devida de água serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo, pois, como vimos, os aminoácidos são construtores e reparadores.
As Proteínas e a Saúde
As proteínas também são responsáveis pela síntese dos anticorpos contra infecções produzem e ajudam na formação da hemoglobina do sangue e de variadas enzimas.
Em casos de carência, a