vigilancia liquida
Poder Totalitário: Globalização
O mundo hoje, está refém dessa vigilância da informação e comunicação. A cada dia que passa novos sistemas são criados para ainda mais tirar a privacidade de pessoas. Irá existir duas formas de vigilância, uma é a Digital que vem tomando conta que ainda não sabemos como combate-las. A Eletrônica o ser humano da mesma forma não sabe como manusear, até Bourdieu tenta ajudar Lyon que ele diz pra nos deixarmos ficar tão presos, devido eles (criadores de sistemas), quererem excluir cada vez agente da sociedade.
Esperança: Mudanças para o Futuro
Algumas pessoas ainda sonham com essas mudanças, de se construir uma sociedade mais própria é não hesitantes com vem agindo nesses tempos, uma esperança de que haja alternativas que também expliquem os tempos Líquidos em que vivemos. E tentar amenizar esse caos que essa vigilância também nós causa, e tão ampla que temos de se isolar do nosso próprio mundo.
Bauman e Lyon: Debatem suas Ideias
Esse capitulo entra numa conversa entre os dois, que envolvem a ética e vigilância e a esperança de que ela venha a ser utilizada de maneira benéfica e mais coerente no futuro. Podemos perceber que o Lyon comenta sobre suas crenças que só assim poderia mudar o mundo. E bauman discorda pelo fato que se formos acreditar em santos não saberíamos andar cm as próprias “pernas”, porque quem traça nossos caminhos é a gente mesmo. Lyon ainda cria expectativas que o mundo ainda pode “voltar” a ser como antes, em que a população não deixava de lados seus deveres pelo celular ou internet... e Bauman concorda com ele em ver as pessoas saírem dessa vigilância, tanto pelos olhares de meios de comunicação quanto por essa visão. Mas sendo sempre realista ao contrário do outro que busca ainda métodos até na ética, Religião...