sistemas
- Pelos; - Glândulas mamárias;
- Locomoção;
- Órgão copulador ou pênis;
- Sistema nervoso.
Ordens
- Monotremados – ovíparos
- Marsupiais – ovovivíparos
- Primatas – vivíparos
Sistemas Características
Locomotor
Órgãos ativos: músculos, são ativos, pois possuem as propriedades de contração e relaxamento. Possui dois tipos: os lisos (involuntários) e os estriados (voluntários, exceto o miocárdio); órgãos inativos: ossos, que tem como funções a sustentação e conformação do corpo, a proteção de órgãos frágeis, sistema de alavanca que permite a movimentação do corpo e a produção de células sanguíneas.
Sensorial
Visão: globo ocular, anexos: pálpebra, conjuntiva e glândulas lacrimais.
Audição: orelha, que é dividida em externa, média e interna.
Olfato: nariz, o epitélio olfatório está situado na parte superior das fossas nasais.
Tegumentar
É constituído pela pele, que possui três camadas: a camada externa, a epiderme, outra interna, a derme (conjuntivo) e abaixo a derme a hipoderme que desempenha papel na manutenção da homeotermia e reserva de energia. Suas funções são isolar o organismo do meio externo, protegê-lo contra choques mecânicos, impedir a desidratação, manter a temperatura (homeotermia) e reservar energia. Na derme estão presentes glândulas tais quais: sudoríparas, sebáceas, mamarias e de cheiro.
Nervoso
Responsável pela percepção dos estímulos do ambiente, transmiti-los e responde-los. É constituído por três tipos de sistemas: o sistema nervoso central (formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo e medula) que é responsável pela memória, aprendizagem, sentidos, equilíbrio, coordenação dos movimentos; o nervoso periférico que é constituído de 12 nervos cranianos, os quais podem ser sensitivos, motores ou mistos e os raquidianos eu são exclusivamente mistos; e o nervoso autônomo, que é constituído por dois sistemas antagônicos, o simpático e o parassimpático, que liberam, respectivamente, adrenalina e