hematologia
O sangue é a porção liquida do corpo que circula rapidamente pelos vasos denominados sistema circulatório.
Uma característica importante do sangue é a constância da sua composição química e propriedades físicas assegurando condições físicas para o funcionamento das células.
O sangue é constituído de suas frações combinadas sendo 55% para o plasma e 45% para as células. A porção acelular ou plasma é constituído de 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas e íons, os restantes 8% são formados por proteínas, sais e outros constituintes orgânicos.
1.1 Formação do sangue
Plasma: é a porção fluida do sangue não coagulado, e contém os fatores da coagulação, exceto aquele removido pelo anticoagulante, e é formado ás custa da ingestão de água, de alimentos, da difusão e trocas liquidas entre os vários compartimentos do organismo.
Soro: é a porção liquida amarelada do sangue que resta após a coagulação e remoção do coágulo, não contém elementos celulares nem a maioria dos fatores da coagulação. Apresenta em solução sais minerais e vitamina entre outros.
A porção do sangue que não é o plasma, a parte celular, consiste de elementos figurados. Os elementos figurados incluem os eritrócitos (células vermelhas), tipos de leucócitos ( células brancas e plaquetas (trombócitos)
1.1.1 HemocomponenteProduto obtido da centrifugação de uma unidade de sangue total. A separação do sangue total é possível em função das diferentes densidades e tamanhos das células sanguíneas.
Os principais componentes do sangue total são:
Concentrado de hemácias Concentrado de plaquetas Plasma fresco congelado CrioprecipitadoNa Tabela 1 estão descritos os valores médios de densidade do sangue total e dos hemocomponentes. Estes valores foram calculados após avaliação e pesagem dos hemocomponentes processados em vários hemocentros. Lembrar que os valores disponibilizados na literatura