Vigiar e punir
A criminalidade e a delinquência em confronto com a repressão e a punição. Este é o tema central do livro Vigiar E Punir de Michel de Foucault, que apresenta um estudo científico sobre a legislação penal e os métodos adotados pelos poderes públicos para punir os que de algum modo praticam os crimes na sociedade, desde a era clássica até os tempos modernos.
Segundo Foucault, cada período da “História da Humanidade” criou e teve em vigência suas próprias Leis Penais, utilizando os mais variados meios de punição, que vão desde a violência física até a aplicação de valores e princípios humanitários que apostam na reabilitação dos criminosos e condenados no meio social.
É, portanto, uma obra clássica, que trata sobre as prisões e sobre o Direito Penal. A obra de Foucault apresenta-se como sendo um estudo cientifico completo, fartamente documentado, discorre sobre a evolução Histórica do Direito Penal e seus respectivos meios de repressão e coerção, adotados pelo Estado em sua gestão pública, ou melhor, dizendo, em seu sistema (Superestrutura) de combate a delinquência.
O livro possui temática interessante, polêmica, por isso se torna essencial para os que são considerados sociólogos, ou no caso do Direito, Juristas. O autor aborda questão fundamental para a sociedade, problema grave, que desde sempre existiu, passou a nos interessar tal questão, por ser importante para realização da justiça, esse problema por vezes pertinente é a criminalidade.
O texto de Foucault registra que cada