vigiar e punir
De forma geral Michel Foucault(1987) em Vigiar e Punir, tinha como objetivo mostrar a metodologia de punição, e com isto buscando alcançar algum tipo de método para a melhora do sistema carcerário, penal, e questionando a punição e qual seria a forma mas adequada de penitencia. O autor ainda critica a legislação penal, fazendo diversos comentários sobre os diferentes métodos punitivos que estão registrados na história. Deixando as atrocidades do poder punitivo á mostra, o que seria a tentativa do poder publico tentando manter uma relação de ordem através da dor e do medo.Por fim Foucault(1987) fala também dos estabelecimentos responsáveis por disciplinar os indivíduos, e relata os diferentes tipos de mecanismos que são usados para institucionalizar os indivíduos sociedade.
Foucault(1987) deixa clara importância sobre o método de julgamento para os que eram julgados quanto aos atos cometidos. Isto além dos métodos de execução da pena que historicamente naquela época eram de forma geral aceitas como ostensivas, o que era feito a vista de todos em publico , e isto era feito para que servisse de exemplo . Porem os julgamento muitas vezes eram feitos sobre sigilo, contudo as execuções de sua penas eram em publico. O principal meio ou método de punição era através da tortura e que por muitas vezes era feita em praça publica para que toda a população estivesse presente.
Este processo e punição descrito pelo autor poderia ser chamado suplício, contudo neste momento da historia o modos de julgamento eram terríveis e inaceitáveis para sociedade em que vivemos , além disto nessa época que pode ser considerada medieval as punições eram feitas de forma abominável e que seriam as mais severas formas de punição. O que na neste tempo significava uma mutilação do corpo como forma de pena após seu julgamento. E a punição mais comumente utilizada era esta forma de suplicio, que era, a Intensa e