Vigas e Pilares em concreto armado
1. Introdução à ABNT NBR "Fundada em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro." "ABNT NBR é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, de caráter voluntário, e fundamentada no consenso da sociedade. Torna-se obrigatória quando essa condição é estabelecida pelo poder público."
Há diversos tipos de normas técnicas:
- Procedimento (NB) - Especificação (EB) - Método de Ensaio (MB) -
- Padronização (PB) - Terminologia (TB) - Simbologia (SB) - Classificação (CB)
Quando uma norma qualquer dos tipos acima é registrada no INMETRO - Instituto
Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - recebe um número colocado após a sigla NBR, que significa norma brasileira registrada.
2. Conceito de viga "São elementos lineares em que a flexão é preponderante (ABNT NBR 6118/03, item 14.4.1.1). Elementos lineares são aqueles em que o comprimento longitudinal supera em pelo menos três vezes a maior dimensão da seção transversal, sendo também denominada barras. Normalmente, as cargas (ações) atuantes nas vigas são provenientes de paredes, de lajes, de outras vigas, de pilares e, sempre o peso próprio da viga. As cargas nas vigas devem ser analisadas e calculadas em cada vão da viga, trecho por trecho do vão se este conter trechos de carga diferentes."
3. Conceito de pilar "Elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes" (ABNT NBR 6118/14, item 14.4.1.2). "No sistema estrutural básico de edifícios, sistema composto por lajes, vigas e pilares, estes últimos são responsáveis por receber os carregamentos das vigas e transmiti-los até a estrutura de fundação. Os materiais de construção empregados na produção de pilares são principalmente o concreto armado e o