Estruturas usuais das construções
ESTRUTURAS USUAIS DAS
CONSTRUÇÕES
Sistemas Estruturais - Estruturas Usuais de Concreto Armado
4.1
Capítulo
ESTRUTURAS USUAIS DE
CONCRETO ARMADO 4
4. ESTRUTURAS USUAIS DE CONCRETO ARMADO
4.1 INTRODUÇÃO
Os resultados obtidos na prática da construção de obras de concreto armado demonstram que, em geral, o custo da estrutura fica em torno de 20% a 25% do valor total da obra. Esse percentual se refere apenas à estrutura, não englobando a fundação.
A composição do custo do concreto da estrutura envolve basicamente o concreto, o aço utilizado como armadura e as formas, obviamente incluindo a mão-de-obra.
No que diz respeito às formas, tanto o material quanto a mão-de-obra necessários são caros. Além do trabalho para preparar as formas, ainda são gastas muitas horas-homem para a colocação, escoramento, desforma, limpeza e recondicionamento das formas. O custo das formas representa cerca de 40% a 50% do custo total da estrutura de concreto armado. É um percentual bastante relevante.
Em função do acima exposto, fica evidente que, no caso das obras em concreto armado, as dimensões adotadas para os elementos da estrutura influenciam no custo. As dimensões além de determinar o volume de concreto gasto, influenciam na área de formas, quantidade de recortes, mão-de-obra, etc.
A fração que o custo da estrutura representa no custo final da obra é relativamente pequena. Um acréscimo de 10% no custo da estrutura representa um aumento de apenas 2% no custo final de obra.
A definição das dimensões da estrutura deve levar em conta:
• custo do aço;
• custo do concreto;
• custo das formas.
A padronização de dimensões e formas das peças pode significar uma economia bastante significativa, permitindo o reaproveitamento de formas ou, em alguns casos, a utilização de sistemas especiais de formas e escoramento que propiciam grande agilidade na execução da estrutura.
Sistemas Estruturais - Estruturas Usuais de Concreto Armado
4.2
Outro fator