PERFIS ESTRUTURAIS E ESTRUTURAS DE A O
PERFIS ESTRUTURAIS e ESTRUTURAS DE AÇO
3.1 – Produtos de Aço Estrutural
Basicamente, os produtos de aço estruturais, podem ser classificados em chapas, barras e perfis, independentemente do seu processo de obtenção.
Para alguns autores, porém, tais produtos são considerados como produtos siderúrgicos, caracterizados pelo fato de seu processo de obtenção ser desenvolvido nas siderúrgicas, classificando os demais produtos como metalúrgicos, uma
vez
que
são
obtidos
por
processos
secundários
(conformação mecânica e/ou soldagem), a partir de produtos siderúrgicos primários, como as chapas.
As chapas são laminados planos, cujas espessuras, para emprego em construção metálica, variam de 3mm a 50mm, de acordo com a NBR 8800/86, sendo fornecidas em bobinas ou em forma de placas retangulares planas, como mostrado, nas figuras 3.1a e 3.1b, respectivamente. Sua designação ou especificação é feita utilizando-se a sigla “CH”, seguida da espessura da chapa e do tipo de aço. Por exemplo, CH 25 – ASTM A36.
(a) Bobina de aço
(b) Chapas grossas
Figura 3.1 – Laminados planos
CIV 621 – Construções Metálicas I
Capítulo 3 – Perfis Estruturais e Estruturas
36
de Aço
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(a) Barras chatas
(b) Barras quadradas
(c) Barras redondas
Figura 3.2 – Barras
São produzidos, no Brasil, três tipos de barras, em termos de seção transversal: barras redondas, retangulares (ou chatas) e quadradas (figura 3.2), cuja designação indica o tipo da seção transversal e a(s) sua(s) dimensão(ões), bem como o tipo do aço. Por exemplo: ∅ 76,2 – ASTM A36.
Os perfis estruturais podem ser classificados em perfis laminados, soldados e dobrados (formados ou conformados a frio).
Os perfis laminados produzidos no Brasil são as cantoneiras, os perfis
“I”, “T”, “H” e “U”, estes últimos segundo o padrão americano (as superfícies das mesas