concreto
Volume 1
Manoel Henrique Campos
BOTELHO
•
MARCHETTI
Apresentando os autores
formado na Escola Politécnica
trabalhou, foi gerente de projetos da Promon
Engenharia, coordenando grandes projetos civis e industriais. Além dessa experiência, especializou-se num campo incomum na engenharia, que é a comunicação tecnológica.
Na comunicação tecnológica tem trilhado “mares didáticos nunca dantes navegados...”. Osvaldemar Marchetti é
Este livro foi desenvolvido para estudantes de engenharia civil, arquitetura, tecnólogos e profissionais da construção em geral.
Trata-se de um ABC explicativo, didático e prático no mundo do concreto armado e tem aplicação prática atuante em construções de até 4 andares, ou seja, praticamente 90% das edificações brasileiras.
Nesta sétima edição, os autores inovam mais uma vez, e incorporam várias fotos e uma cartilha que explica a norma do concreto armado. Trata-se de uma edição totalmente revista segundo as NBR 6118 (antiga NBR 1/78) e NBR 14931, e aborda aspectos de projeto de estruturas de concreto armado, de execução das obras e o controle de qualidade do concreto.
Com a NBR 6118 nada mais é como antes. Para conhecer esse novo mundo, leia este livro escrito em linguagem prática e fácil, quase coloquial, fator relevante na aceitação e no sucesso do livro no mercado nacional que estabeleceu a “linguagem botelhana”. VOL. 1
também pela Escola
Politécnica da USP, em 1975.
Projetista de estruturas e construtor, os dois se
em muitas faculdades de engenharia e arquitetura, e como livro oficioso em outro conjunto de faculdades da mesma área.
Ultimamente, este livro tem sido adotado como leitura complementar em faculdades de engenharia da Bolívia,
Paraguai e Argentina.
É um livro ABC, ou seja, ensina o que é fundamental para se entender o mundo do concreto armado dirigido para o projeto e obra de residências, prédios comerciais e prédios