Música e Cena - Jequibau Trio
841 palavras
4 páginas
Música e Cena – Jequibau TrioO grupo Jequibau Trio, apresentado no dia 13 de Junho de 2012, nasceu como um grupo apenas de estudo, formado por Everson Bastos, Leo Arnion e Reuel Abner. O objetivo do grupo é desenvolver o desempenho musical a partir do repertório da música popular instrumental. Sua prática de trabalho inclui a elaboração de arranjos, realização de transcrições e o estudo da improvisação. O grupo, insatisfeito em ser apenas de estudo, decidiu começar a se apresentar em teatros e em diversos lugares.
Everson Bastos, mestre em música, cultura e sociedade pela UFG e licenciado em piano pela UFU, é pianista, tecladista e professor. Participa do Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” e participa como pianista da Banda Pequi. Leo Arnion é graduado em Educação Musical pela UFG e é contrabaixista e compositor. Integra a banda do violeiro “Almir Pessoa” e é contrabaixista da banda “Primeiras Obras”. É reconhecido pelo timbre do seu contrabaixo fretless, porém sem abandonar o gosto pela música contemporânea, evidente em sua performance. Reuel Abner toca bateria desde os 14 anos de idade e já participou de festivais como o Canto da Primavera e o Curso de Verão da Escola de Música de Brasília. Tocou em igrejas, acompanhou o guitarrista de rock australiano Christopher John Brown, participou de workshops e clínicas com o baterista Jojo Mayer, e trabalhou com artistas goianos como Valéria Costa, Banda Pequi, Almir Pessoa e Camila Faustino. Recém-graduado pela UFG em Educação Musical, é atualmente integrante da Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado.
Criado pelos músicos paulistas Mário Albanese e Cyro Pereira, o ritmo Jequibau, que surpreendeu o meio artístico quando surgiu, é um aparentado do samba, porém com um compasso de cinco tempos. Foi inspirado pela música “Take Five” do saxofonista e compositor Paul Desmond, que Albanese percebeu e começou a trabalhar o ritmo 5/4, tornando-o autêntico e tipicamente brasileiro.
A apresentação do trio