Vigas treliçadas
16
6
VIGAS TRELIÇADAS
Introdução Vigas treliçadas ensejam uma grande alternativa a disposição dos projetistas quando a demanda por maiores vãos é importante. A treliça permite uma alta relação resistênciapeso do sistema estrutural, pois, em tese, por ser constituída apenas por elementos tracionados ou comprimidos, permite o emprego de seções transversais relativamente esbeltas, podendo compor um sistema de grande altura, com consequente grande envergadura (que é o que se quer), sem agregar muito peso, como seria o caso de vigas de alma cheia, por exemplo. Abaixo, é apresentado o sistema analítico representativo de uma viga treliçada típica, onde suas partes básicas são identificadas.
Nó Banzo Superior Diagonal
Apoio
Banzo Inferior
Montante
A disposição relativa de algumas destas partes básicas serve para caracterizar alguns dos tipos treliçados típicos mais importantes ao longo do tempo. Por exemplo, ao se dispor as diagonais formando uma série de Ns com os montantes, tem-se a conhecida treliça “Pratt”, cujas diagonais ficam tracionadas, deixando os montantes comprimidos, no caso de cargas verticais para baixo.
Para isto, no entanto, nota-se que, embora a treliça possa ser invertida ou não, com ou sem banzo inclinado sobre o apoio, ou até com formas mais apropriadas para coberturas ou pontes, mesmo assim, precisa-se, sempre, obedecer a simetria do sistema.
ENG01173 (Prof. Alexandre Pacheco)
17
No caso em que a disposição das diagonais, em relação aos montantes, ficam orientadas na outra direção, tem-se a treliça do tipo “Howe”, cujas diagonais, no caso de carregamento vertical para baixo, ficam comprimidas, deixando os montantes tracionados.
Outra alternativa muito popular na história das estruturas de barras é a treliça do tipo “Warren” , com ou sem montantes, com banzos inclinados sobre os apoios ou não, invertida ou não, simples ou dupla, conforme é ilustrado na seqüência abaixo.
Neste tipo de arranjo, as tensões