Gestao de risco
GESTÃO DE CAPITAL INTELECTUAL: Proposta de um modelo de gestão de riscos aplicado a área de RH, para dedução da subjetividade na tomada de decisão
Disciplina: Estratégia Executiva
Aluno: Tiago
Belo Horizonte, 28 de março de 2010.
Cada vez mais cresce a importância e a valorização do capital humano nas organizações, que é responsável pela inovação, geração de conhecimento e desenvolvimento de competências essenciais para a empresa. No entanto percebemos que, em diversos setores da economia, as empresas enfrentam problemas como falta de mão de obra qualificada e também baixa produtividade, consequência da não evolução da área de recursos humanos perante o mercado de trabalho.
Isso acontece por uma falta de percepção das próprias organizações quanto ao papel fundamental do setor para o sucesso futuro, e até mesmo pela acomodação dos profissionais de RH, que em muitos casos, não se esforçam ou não estão bem preparados para uma participação mais efetiva nas decisões relevantes e estratégicas.
O trabalho em questão apresenta para a área de recursos humanos a proposta de um modelo que tem por objetivo proporcionar um método de apoio à decisão, ancorado em fundamentos matemáticos que analisem e tangibilizem a Organização como um sistema complexo, ancorado em valores institucionais. A metodologia de M.A.N.O foi desenvolvida para suprir a carência de um conceito que conecte a subjetividade existente na Gestão de Pessoas e a objetividade analítica das ciências exatas.
As pessoas são os pilares fundamentais que permitem a construção de uma Organização de sucesso. Os riscos associados à estrutura humana não podem ser ignorados. Esses possíveis eventos devem ser mensurados e tratados a fim de evitar “colapsos” que prejudiquem o presente e impactem no futuro da Organização. O futuro é múltiplo e incerto, o que coloca as organizações num cenário de