Vigas treliçadas metálicas
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Viga Treliçada Metálica
CURSO:Engenharia Civil
Professor Orientador: Davidson Rocha
Caio Bernardes, Daniel Arruda, Jean Michael, Tiago Mendes Orzil
-------------------------------------------------
resumo – Vigas treliçadas pó de ser uma grande alternativa a disposição dos projetistas quando a demanda por maiores vãos. A treliça permite uma alta relação resistência / peso ao sistema estrutural, pois, em tese, por ser constituída apenas por elementos tracionados ou comprimidos, permite o emprego de seções transversais relativamente esbeltas, podendo compor um sistema de grande altura, com consequente grande envergadura, sem agregar muito peso.
A treliça frequentemente é considerada como uma viga da qual o material excedente foi removido para reduzir o peso. As forças desenvolvidas nas barras constituem o conjunto interno que transmite o momento produzido pelas cargas aplicadas. Os esforços principais considerados no cálculo são os de tração e compreensão.
Palavras-chave - Estruturas metálicas – Treliça – Vigas
1. Introdução
Estruturas em Treliças são amplamente utilizadas na construção civil podendo ser de diferentes materiais como a madeira e o metal, sendo classificadas como planas ou espaciais.
As metálicas se destacam por uma obra mais rápida e relativamente limpa quando comparadas a outros métodos construtivos, tendo também um atrativo econômico.
O cálculo das treliças tridimensionais é mais elaborado sendo abordado na maioria das vezes por softwares devido à quantidade de variáveis. Já as treliças planas podem ser calculadas facilmente por equações da estática a partir de diferentes métodos. As metálicas são estruturas mais esbeltas e consequentemente com menor peso.
2. Revisão Bibliográfica
Vigas são elementos estruturais sujeitos basicamente a esforços de flexão. Por serem elementos empregados para