viga em concreto protendido
DETERMINE:
PERDAS IMEDIATAS PERDAS PROGRESSIVAS
INTRODUÇÃO
O concreto protendido pode ser entendido como a estrutura que é submetida a um sistema de forças especialmente e permanentemente aplicadas, cujas quais impedem ou limitam a fissuração do concreto. A estas forças de aplicação de um estado prévio de tensão, damos o nome de “forças de protensão”.
No concreto protendido utilizamos a armadura ativa, constituída por barras ou fios isolados, por cordões (cordoalhas) formados por fios enrolados, ou por feixes compostos, ou por fios, ou cordões paralelos. A armadura ativa é o elemento que será de fato tracionado, e que quando devidamente ancorado, transmitirá a força de protensão ao concreto. Este tipo de estrutura apresenta como uma de suas vantagens a utilização de aços de alta resistência, cujo qual aliado com o uso de concretos de maiores resistência, possibilitam a utilização de seções transversais menores, redução substancial do peso próprio, sendo possível, portanto a execução elementos estruturais mais leves, que por sua vez permitem vencer maiores vãos. A protensão favorece também a resistência ao cisalhamento, além de reduzir a força cortante efetiva.
Outra vantagem deste tipo construtivo, é a diminuição da flecha, sendo que a protensão praticamente elimina a presença de seções fissuradas. Tem-se, assim, redução da flecha por eliminar a queda de rigidez à flexão correspondente à seção fissurada.
A utilização dos aços de alta resistência eliminam os problemas acima citados,