Arcadismo
Tem características reformistas, pois seu intuito era dar novos ares as artes, ensino, hábitos e atitudes da época. Os textos produzidos foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa
A segunda metade do século 18 foi muito influenciada pelo iluminismo, um movimento politico, cultural e filosófico que propagava que a educação e o conhecimento deviam ser para todos, e filósofos como Voltaire e Rousseau acreditavam ser a única forma de mudar a sociedade. Tem como slogan “Liberdade, igualdade, fraternidade”, lema da Revolução Francesa.
No Brasil, houve a descoberta do outro em MG, a explosão populacional e o centro econômico e cultural virou a região de Vila Rica, onde vários autores árcades viveram. Houve a redução da produção de ouro, gerando empobrecimento. A Coroa cobrava altas taxas de atraso dos impostos, e inspirados pela Independência dos Estados Unidos, os intelectuais, poetas, sacerdotes e militares tramam uma revolta, mas são impedidos pela Coroa (conhecido como inconfidência mineira).
Constitui-se numa literatura mais simples, expresso pela expressão “cortar o inútil”. São temas simples e comuns aos seres humanos, como amor, morte, casamento, solidão. As situações mais frequentes mostram um pastor abandonado pela amada, triste. É a mediocridade áurea, que simboliza a valorização das coisas cotidianas, focalizadas pela razão. Pode se ver as referências a mitologia grega.
Os autores retomam modelos clássicos da antiguidade e aos renascentistas, por isso o movimento também é conhecido como neoclássico. Eles acreditavam que a arte era cópia da