Vidros Trabalhos Maiara
TIPOS DE VIDRO
25 DE SETEMBRO DE 2014 FERNANDADG 2 COMENTÁRIOS
O vidro é muito usado nas construções e na decoração, por sua grande versatilidade. Mas são tantos tipos de vidro diferentes, com tantos nomes, que às vezes podemos nos confundir. Segue então uma lista explicando o que significa cada um desses nomes:
- Vidro comum ou vidro float
O vidro comum é a composição básica do vidro, antes de receber qualquer tipo de tratamento. Ele é feito a partir da mistura de sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio, e pode ser incolor, verde, fumê e bronze. É o vidro mais simples, que serve de base para a criação de todos os outros tipos de vidro, sendo portanto o mais barato.
- Vidros de segurança – temperado, laminado e aramado
Para janelas, boxes, tampos de mesa, prateleiras ou outras funções que requeiram maior resistência e também maior segurança em caso de quebra, são usados os vidros temperados, laminados ou aramados.
O vidro temperado é o vidro comum após passar pelo processo de têmpera, que se baseia no resfriamento e aquecimento súbitos do vidro, tornando-o mais resistente e mais seguro, pois ao quebrar não forma cacos pontiagudos e cortantes, e sim arredondados. Devido a essa resistência, é o único que pode ser aplicado como porta sem a utilização de caixilhos. Depois de temperado, o vidro não pode ser cortado ou perfurado. É possível que ele tenha diferentes formas ou detalhes, porém estes devem ser feitos antes da têmpera.
Vidro laminado – Imagem: Vidraçaria Cocaia.
O laminado é formado por duas camadas de vidro comum com uma película muito fina entre as duas, feita de resina ou PVB, que tem a função de impedir que os cacos de vidro se espalhem, em caso de quebra, já que ficam presos nessa lâmina. A laminação também garante um melhor desempenho termo-acústico, em função da existência da película, que acaba se tornando uma espécie de isolante. É por isso muito usado na arquitetura, em divisórias, portas,