Apresenta O Parques E Arboriza O
Universidade Federal de Santa Catarina
Engenharia Florestal
CBV 7330 - Parques e Arborização Urbana
14106409 Talita Gatener de Souza Schwinden
14106432 Maiara de Liz Granemann
O que caracteriza um jardim aquático? A presença de água!
Que cria um movimento, luz, som e proporciona tranquilidade, harmonia e mais vida animal.
A tendência atual no paisagismo é de se usar cada vez mais a água em jardins. Além de valorizar o imóvel, melhora o clima, atrai pássaros, forma um local de descanso e meditação. Que elementos posso utilizar para colocar AGUA dento do meu jardim?
Cascatas, lagos, chafariz, fontes e espelhos-d
’água.
Quanto pode custar?
O preço pode variar dependendo do que você vai escolher para harmonizar o ambiente. Os lagos podem ser muito baratos e práticos, como os de fibra-de-vidro ou plástico, nestes modelos, basta escavar, instalar a peça e os equipamentos corretamente e pronto. No entanto, os modelos mais tradicionais e que permitem maior liberdade de criação de formas e profundidades são os de lona e os de alvenaria.
O tamanho do lago, em geral, depende muito da disponibilidade de espaço, dos recursos financeiros e do tempo livre para a futura manutenção. Depende também da coerência do conjunto casa, jardim e lago, devendo ser implantado de maneira que não fique desproporcional, ‘roubando’ toda a atenção ou desaparecendo em um canto do jardim.
Espaços aquáticos podem ser encaixados em qualquer estilo de jardim, desde o formal francês até o tropical mais despojado. A água sempre se torna um foco de atenção no jardim, seja pelo barulhinho singular e relaxante, seja pela vida que a acompanha, na forma de plantas e peixes.
CUIDADO!
Antes de se decidir pela implantação de um lago, deve ser considerada a manutenção necessária, incluindo sua frequência e quem será responsável pela tarefa. Lembre-se que um lago descuidado pode virar criadouro de mosquitos e sapos, tornar-se local de proliferação de algas prejudiciais, além de