Vidrarias
Segundo a aula ministrada no dia 10 de abril, é fundamental que o aluno possua noções de como utilizar vidrarias e equipamentos em um laboratório de química. Laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Para evitar o risco de certos acidentes, é necessário também que o estudante deve ter conhecimento de normas de segurança em laboratório, adotando sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz. Para que haja um melhor aproveitamento das atividades experimentais, o aluno deve também aprender a função e o manuseio de equipamentos presentes em um laboratório.
Fundamentação Teórica
Ao se iniciar o trabalho em um laboratório, é fundamental conhecer-se os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco. Lembre-se sempre: você é parte integrante de uma equipe. Sua responsabilidade perante o laboratório estende-se a seus colegas. A segurança no trabalho depende da ação de todos, e não apenas das pessoas encarregadas especificamente de promovê-la.
Para inicio de discussão, o trabalho em laboratório exige concentração máxima. Dessa forma, não converse desnecessariamente nem distraia seus colegas. Aja com calma e cautela em situações de emergência. Evite atos de heroísmo e não se afaste do local quando estiver esperando que uma reação acabe, pois podem ocorrer acidentes.
Objetivos
Tem como objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes, geralmente muito caros. Não se deve ter medo de se manusear os reagentes, vidrarias ou equipamentos, pois dessa forma, você não será um bom profissional, o que aumentará os riscos do trabalho, deve-se apenas ter cautela para se trabalhar, evitando assim acidentes. A concentração sobre o trabalho e o conhecimento sobre o mesmo são fatores primordiais no combate aos acidentes.
Materiais e Métodos
• Conhecimento da Legislação Brasileira de Biossegurança,