VIDRARIAS
Analisar qualitivamente o calor liberado e absorvido nas transformações químicas.
2.EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS
BECKER
TUBO DE ENSAIO
PIPETA VOLUMÉTRICA
PIPETA GRADUADA
PIPETADOR TIPO PÊRA
ERLENMEYER
BALANÇA ANALÍTICA
VIDRO DE RELÓGIO
ESPÁTULA DE AÇO INOX
ALMOFARIZ E PISTILO DE PORCELANA
PROVETA
BASTÃO DE VIDRO
BALÃO VOLUMÉTRICO
BURETA
FUNIL BUCHNER
TERMÔMETRO
TRIPÉ
SUPORTE UNIVERSAL
GARRAS METÁLICAS
ESTANTE PARA TUBO DE ENSAIO
ESTUFA
BANHO MARIA
CADINHO
PINÇA DE MADEIRA
TELA DE AMIANTO
PISSETE
CAPELA
AGITADOR MAGNÉTICO
MEDIDOR DE PH
3.INTRODUÇÃO TEÓRICA
Apresentação de vidrarias utilizadas em laboratório para experimento, visualização, utilidades e testes. Feito para familiarizar-se com recipientes e vidrarias utilizadas ao decorrer do aprendizado.
BECKER: É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.
TUBO DE ENSAIO: Nele podem ser feitas reações em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de Bunsen.
PIPETA VOLUMÉTRICA: Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.
PIPETA GRADUADA: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida. Mede volumes variáveis e não pode ser aquecida. PIPETADOR TIPO PÊRA: Acoplado a uma pipeta ajuda a “puxar” e a “expelir” pequenos volumes de líquidos.
ERLENMEYER: Tem as mesmas finalidades que o béquer ao fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material. BALANÇA ANALÍTICA: É