Vidrarias para laboratorio
São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
1 Tubo de Ensaio -Nele podem ser feitas reações químicas em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de Bunsen.
2 Balão De Fundo Chato
Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé e a manta aquecedora.
3 Proveta ou Cilindro Graduado Usada para medidas aproximadas de volumes de líquidos. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000ml. Não pode ser aquecida.
4 - Pipeta Volumétrica - Usada para medir e transferir volume de líquidos, não pode ser aquecida, pois possui grande precisão de medida.
5 - Pipeta Cilíndrica - Utilizada para medir pequenos volumes, mede volumes variáveis de líquidos e não pode ser aquecida 6 Vidro âmbar Permitem guardar as soluções para armazenamento. Nos frascos de cor âmbar são colocadas as substâncias que se decompõem em presença da luz.
7 Cadinho -Geralmente é feito de porcelana. Serve para calcinação (aquecimento a seco e muito intenso) de substâncias. Poder ser colocado em contato direto com a chama do bico de Bunsen.
8 Funil de Decantação – É utilizado para separar líquidos não miscíveis, ou seja, através da decantação. A torneira embutida nele permite que seja separado com facilidade.
9 Pinça de Madeira - Utilizada para segurar tubos de ensaio em aquecimento, evitando queimaduras nos dedos.
10 Vidro de