Pobreza, desigualdade x ciência e tecnologia
Unidade de Olinda
Curso de Licenciatura em Pedagogia
1º Período/ Noite
Pobreza, Desigualdade x Ciência e Tecnologia
KLEBERSON TRINDADE DA SILVA
LIDIANE MENDES DOS SANTOS
MARINA SOUZA DE ALMEIDA
Olinda
Novembro de 2011
KLEBERSON TRINDADE DA SILVA
LIDIANE MENDES DOS SANTOS
MARINA SOUZA DE ALMEIDA
Desigualdade social x Ciência e tecnologia
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santa Emília, para a obtenção de parte da nota da segunda avaliação de aprendizagem, sob orientação do professor Henrique Guimarães.
Olinda
Novembro de 2011
SUMÁRIO
Introdução, 01 1. Capitulo 1 – Desigualdade social, 02 2.1. A pobreza, 02 2.2. Exclusão social e pobreza, 02 2.3. Políticas públicas de redução da pobreza, 03 2. Capitulo 2 – Ciência e tecnologia, 03 3.4. Ciência tecnologia e Desigualdade social, 04
Conclusão, 05
Referência, 06
INTRODUÇÃO
Por meio deste trabalho, tem-se o interesse de trazer uma breve visão da desigualdade social versos ciência e tecnologia. O mesmo mostra que “no campo teórico-conceitual sobre a pobreza, identificam-se diferentes concepções que orientam a construção e a implementação de alternativas de políticas públicas” (SILVA, 2010, p. 157) e o porquê à ciência e a tecnologia esta tão longe de abordar o dia-a-dia da classe social empobrecida, ficando então mais claro a desigualdade social no país.
1. CAPITULO 1 - DESIGUALDADE SOCIAL
Verifica-se um consenso entre o campo acadêmico e os políticos que através da situação de extrema desigualdade gera pobreza no Brasil, que assume uma grande dimensão, criando um quadro amplo de intervenções políticas.
1.1 EXCLUSÃO SOCIAL E POBREZA
O conceito de exclusão social refere-se a minorias e é utilizado para diferenciar pessoas e grupos que vivenciam as mais diversas situações, segundo Paugam (1999) apud Silva o maior uso da